Empréstimos

Detran e bancos estão perto de acordo para liberar financiamentos de veículos no Estado


Gabriel Haesbaert 1º/08/2017/

Após o segundo dia de reuniões para tentar resolver um impasse e destravar os financiamentos de carros novos e usados em todo o Rio Grande do Sul, o Detran gaúcho e a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) chegaram perto de um acordo, que deve ser oficializado nesta sexta. Essa é a esperança de concessionárias de automóveis novos e de revendas de usados de todo o Estado, que não conseguem assinar contratos de financiamento para fechar a venda de veículos desde a virada do ano. A informação foi dada em primeira mão pelo Diário, nesta quinta-feira.

Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito informa o resultado do segundo dia de negociações: "O Detran/RS comunica que, após reunião, na quinta-feira (04), com a Federação Nacional dos Bancos, representante das entidades credoras, houve avanços significativos que sinalizam para a retomada da normalidade do processo de financiamento de veículos. Em razão da necessidade de ajustes técnicos, deverão ser realizados aperfeiçoamentos em instrumentos normativos, enquanto Detran/RS e Febraban trabalharão conjuntamente para melhorias operacionais. Na manhã de sexta (05), deverá ser confirmado o acordo para a plena normalização do serviço por parte de todas as entidades credoras."

Rua do Centro mudará de sentido a partir desta sexta-feira

Enquanto isso, os principais bancos seguiam sem liberar financiamentos para os consumidores gaúchos que querem comprar um veículo novo ou usado. Isso está gerando grande apreensão nas concessionárias e revendas de usados, além dos próprios clientes.

A origem desse impasse foi uma portaria do Detran, que entrou em vigor agora em janeiro e que muda a forma de registro do chamado gravame nos documentos dos carros comprados por empréstimo - é o registro de que há uma dívida relativa ao veículo e esse aviso de gravame só pode ser retirado do documento quando o dono quita o financiamento. Com a mudança, o Detran adotou um banco de dados estadual (local) para fazer esse registro. O temor dos bancos era de que isso criaria uma insegurança jurídica, pois poderia permitir que o carro ainda não quitado fosse vendido para pessoas de outros Estados, não havendo mais como os bancos retomarem o veículo caso o antigo dono parasse de pagar o financiamento.

É proibido ou não estacionar no trecho duplicado da Faixa Velha de Camobi?

Já o Detran alega que esse risco não existe, porque o banco de dados gaúcho é interligado ao banco de dados nacional - ou seja, Detran de outros Estados podem consultar o sistema e saber que o veículo ainda está alienado ao banco (com financiamento não quitado).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reajuste do salário mínimo reduz poder de compra do consumidor Anterior

Reajuste do salário mínimo reduz poder de compra do consumidor

Preços da gasolina e do diesel reduziram nesta quinta-feira Próximo

Preços da gasolina e do diesel reduziram nesta quinta-feira

Economia